quem somos

// propósito

A Escola de Aplicação Feevale faz a diferença. Porque aprender é completar a incompletude. Aprender é ver. Diferente de olhar.

Em um ambiente acolhedor, com espaços de fala e de escuta, permeados pelas dimensões do “ser”, compartilhamos toda a estrutura física e os recursos humanos e tecnológicos da Universidade Feevale, articulando propostas de aprendizagens inovadoras, em busca da autogestão e do desenvolvimento de um projeto de vida.

por que fazemos?

Acreditamos na construção de aprendizagens efetivas e afetivas que valorizem o potencial e a trajetória de cada estudante.

como fazemos?

Promovemos vivências que desenvolvem inteligências múltiplas em projetos incríveis.

o que entregamos?

Desenvolvemos a autogestão, a criatividade para a inovação e aos projetos de vida.

ecossistemas de aprendizagem

// norteados pelas habilidades e competências estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular e pelo Referencial Curricular Gaúcho, promovemos a aprendizagem inovadora organizadas por ciclos, inspirada nas metodologias e tecnologias contemporâneas, de maneira transdisciplinar, a partir da observação de fenômenos locais, regionais e globais, desenvolvendo projetos através da resolução de problemas. A customização da aprendizagem do estudante, a mentoria, os projetos transdisciplinares, workshops, investigação científica, desafio, festivais e internacionalização integram a metodologia da Escola de Aplicação Feevale.

nossa história

// a Escola de Aplicação Feevale, vinculada à Pró-Reitoria de Ensino da Universidade Feevale, fica situada em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul e é mantida pela Associação Pró-Ensino Superior em Novo Hamburgo – ASPEUR, que foi fundada em 1969, uma entidade comunitária, sem fins lucrativos, constituída por representantes da comunidade regional que, com esforço solidário e comprometido, vem administrando a Instituição há 50 anos.

1989
No dia 27 de fevereiro a Escola de 2º Grau Feevale teve seu funcionamento homologado. E março, a Feevale implantou a Escola de 2º Grau, que também oferecia dois cursos técnicos: Desenhista de Calçados e Contabilidade.

1998
De um desejo da comunidade em construir uma escola com uma proposta pedagógica inovadora em Novo Hamburgo, nasceu a Escola de 1º Grau. Entre outras mudanças, propôs a unificação das escolas de 1º e 2º graus, consequentemente, a denominação mudou para Centro de Ensino Médio. Além disso, o novo Regimento propôs que a escola pudesse organizar-se a partir de ciclos de aprendizagem, em substituição ao modelo seriado até então utilizado.

1999
Já com a implantação dos ciclos de aprendizagem, o Centro de Ensino Médio Feevale passou a discutir questões relacionadas aos novos desafios da educação escolar contemporânea, como a internacionalização e a educação inclusiva, cuja prática é considerada referência na região do Vale do Rio dos Sinos.

2003
Na perspectiva de indissociabilidade entre os diferentes níveis de aprendizagem propostos pelo Centro Universitário Feevale e do constante aprimoramento da relação entre a Educação Básica e as atualizações pedagógicas dos professores, a Escola passou a ser denominada Escola de Educação Básica Feevale–Escola de Aplicação.

2007
Atendendo à Lei Federal nº 11.274, de 06 de fevereiro de 2006, que determina a duração de nove anos para o Ensino Fundamental, a Escola alterou sua organização curricular nesse nível de aprendizagem. Da mesma forma, neste período, reformulou os currículos dos Cursos Técnicos oferecidos.

2011
A Escola passou a ter Educação Infantil no turno da tarde, avançando a cada ano com a etapa e o ciclo subsequente, até o 2º ciclo do Ensino Fundamental. Paralelo a isso, passou a oferecer o turno integral que, à tarde, recebeu o nome de Currículo Ampliado, com a oferta de oficinas de caráter lúdico, social, afetivo, ambiental e expressivo, voltadas para o desenvolvimento contínuo.

A Escola iniciou a implantação dos Itinerários Formativos no Ensino Médio.

2021
A Escola readequou o currículo dos Cursos Técnicos em Publicidade e Informática para a Internet e abriu quatro cursos novos, sendo eles: Técnico em Administração, Técnico em Desenvolvimento de Aplicativos, Técnico com Gestão de Negócios Inovadores e Técnico em Multimídia.

2022
Ampliando a oferta de atendimento, a Escola abriu turmas de Educação Infantil para 2 e 3 anos de idade.

// a Escola constitui-se em um espaço privilegiado e se apresenta como possibilidade de integração e construção de novos saberes na área educacional, relacionada com os cursos de graduação e pós-graduação da Universidade Feevale. Assim, o desafio da interface com as disciplinas e atividades de pesquisa da Universidade é um dos aspectos que leva a constantes reflexões, pois, como Escola de Aplicação tem o compromisso de promover experiências que consolidem a indissociabilidade entre aprendizagem e pesquisa, entre teoria e prática.

Projeto Político-Pedagógico
Regimento Parcial da Educação Infantil